sábado, 5 de novembro de 2011

Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet

Tema: Trabalhando gráfico com hipertexto e hiperlink

Conteúdos: Produção de gráfico e texto, criação de hipertexto

Público-alvo: 6º ano escolar do Ensino Fundamental

Duração: 2 aulas de 50 minutos cada

Pré-requisitos em termo de competências desenvolvidas pelos alunos: manuseio do livro didático e do computador, utilizando a internet como fonte de pesquisa e a utilização do programa de planilhas para a construção de gráficos, dicionário, noções para produção de texto coletivo de forma coaborativa.

Objetivos:

·         Construir um gráfico de barras;

·         Elaborar um texto coletivo;

·         Compreender a importância da água;

·         Compreender a importância da tecnologia para pesquisas;

·         Ter noção sobre hipertexto e hiperlink;

·         Transformar o texto coletivo em um hipertexto.

Desenvolvimento

Introduzir uma conversa informal onde os alunos falem o que entendem sobre a importância da água. Ouvir suas opiniões a respeito de posturas coletivas sobre a importância e a utilização correta da água. Em seguida montar com os alunos um gráfico de barras e um texto coletivo a partir de suas idéias e aulas anteriores exploradas.

Após essa etapa, dividir os alunos em grupos para que pesquisem no dicionário, livro didático e internet as definições de palavras selecionadas no texto coletivo e que também criem suas próprias definições, de acordo com o que foi explorado.

Explicar aos alunos na sala multimídia e explicar e definir com eles o conceito de hipertexto e hiperlink, exemplificando através da navegação de páginas na internet.

De posse do material produzido pelos alunos o professor digitará os dados para eles construírem uma planilha e logo em seguida um gráfico de barras, um pequeno texto em grupo referente a suas pesquisas.

Recursos

·         Minidicionário

·         Folhas

·         Lápis e borracha

·         Computador

·         Datashow e telão

valiação
 A

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade. O Professor(a) deverá observar a participação dos alunos e sua colaboração para a produção coletiva.